terça-feira, 30 de outubro de 2012

Muffins e geleia de morango, maçã ou pera: veja as receitas

O café da manhã da felicidade tem muffin com geleia de morango, maçã ou pera. No livro 'A cozinha dos homens', de Elsa Manelphe e Mariana Fusaro, da V&R Editoras, você aprende não só a fazer o bolinho, mas também confere a receita de geleia de morango que pode ser substituído por maçã ou pera. Você pode guardar as geleias em um pote de 400g. Anote:
Muffins e geleia de morango, maçã ou pera: veja as receitas
Foto: Divulgação
Para os muffins de presunto e queijo:
Ingredientes:
180g de farinha de trigo
100g de queijo parmesão ralado
100ml de leite
100g de presunto cozido
1 colher de sopa de fermento em pó
3 ovos
3 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC. Bata todos os ingredientes da massa juntos (exceto o presunto) por 3 minutos no liquidificador ou 5 minutos a mão. Adicione o presunto picado e mexa com uma colher de pau. Despeje em forminhas individuais para muffins untadas com manteiga. Leve ao forno por 20 minutos, até ficarem bem dourados. Sirva mornos.

Muffin de espinafre: veja a receita

Para a geleia:
Ingredientes:
1kg de morangos, maçãs ou peras
500g de açúcar
½ xícara (120 ml) de água
1 fava de baunilha (opcional)

Modo de preparo:
Lave a fruta com a casca e, se necessário, corte-a em cubinhos de 1cm x 1cm. Se forem morangos, retire apenas o talo. Coloque em uma panela e adicione o açúcar e a água, misturando bem. Cozinhe tudo por 30 minutos em fogo médio e mais 10 minutos em fogo baixo, mexendo com a colher de pau até o líquido evaporar e obter a textura espessa de um doce. Para perfumar a receita, adicione a baunilha no final e deixe-a no recipiente onde a geleia será conservada.

Receita de mini pizza com bacon e queijo

Dica do livro:
Os muffins podem ser congelados. Para consumi-los, basta aguecê-los no forno (a 180°C, por 5 minutos): parecerá que acabaram de ser feitos. Também podem ser preparados com legumes cozidos ou tomate seco no lugar do presunto.

Nenhum comentário: