quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bacalhoada

Bacalhau
Um Alimento Milenar:
O início do Bacalhau com os Espanhóis e os Vikings
Bacalhau para os povos de língua portuguesa; Stockfish para os anglo-saxônicos; Torsk para os dinamarqueses; Baccalà para os italianos; Bacalao para os espanhóis; Morue, Cabillaud para os franceses;Codfish para os ingleses.
(O nome bacalhau, de acordo com o Dicionário Universal da Língua Portuguesa, tem origem no latimbaccalaureu. )
Mundialmente apreciado, a história do bacalhau é milenar. Existem registros de existirem fábricas para processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX. Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do cod gadus morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam. Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse como uma tábua de madeira, para ser consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.
Mas deve-se aos bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau. Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco. Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.

Portugal e o "fiel amigo"
Devemos aos portugueses o reconhecimento por terem sido os primeiros a introduzir, na alimentação, este peixe precioso, universalmente conhecido e apreciado".
(Auguste Escoffier, chef-de-cuisine francês, 1903).
Os portugueses descobriram o bacalhau no século XV, na época das grandes navegações. Precisavam de produtos que não fossem perecíveis, que suportassem as longas viagens, que levavam às vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlântico.
Fizeram tentativas com vários peixes da costa portuguesa, mas foram encontrar o peixe ideal perto do Pólo Norte. Foram os portugueses os primeiros a ir pescar o bacalhau na Terra Nova ( Canadá ), que foi descoberta em 1497. Existem registros de que em 1508 o bacalhau correspondia a 10% do pescado comercializado em Portugal.
Já em 1596, no reinado de D. Manuel, se mandava cobrar o dízimo da pescaria da Terra Nova nos portos de Entre Douro e Minho. Também pescavam o bacalhau na costa da África.
O bacalhau foi imediatamente incorporado aos hábitos alimentares e é até hoje uma de suas principais tradições. Os portugueses se tornaram os maiores consumidores de bacalhau do mundo, chamado por eles carinhosamente de "fiel amigo". Este termo carinhoso dá bem uma idéia do papel do bacalhau na alimentação dos portugueses.



“Os meus romances, no fundo, são franceses, como eu sou, em quase tudo, um francês – excepto num certo fundo sincero de tristeza lírica que é uma característica portuguesa, num gosto depravado pelo fadinho, e no justo amor do bacalhau de cebolada!”
Eça de Queiroz
( carta a Oliveira Martins )



Bacalhoada

Igredientes
500g de bacalhau seco e salgado
500g de batata
3 tomates
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
2 cebolas médias
200g de azeitonas pretas sem caroço
1 xícara de azeite
1 alho
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de chá de sal

Modo de fazer
Prepare o bacalhau: Deixe o bacalhau de molho durante a noite para retirar um pouco do sal. No dia seguinte escorra-o numa peneira e depois cozinhe-oligeiramente em uma panela com água fervente. Escorra novamente e desfie em postas menores. Refogue rapidamente com o azeite, a pimenta do reino e o alho espremido.
Prepare os legumes: Descasque e corte as batatas em rodelas e cozinhe-as um pouco em água fervendo, somente o suficiente para amaciá-las um pouco e escorra em uma peneira. Retire os cabinhos e o miolo dos pimentões e corte-os também em anéis. Corte os tomates em rodelas e reserve.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

Prepare a bacalhoada: Em uma assadeira refratária espalhe um pouco de azeite, depois uma camada de bacalhau desfiado e refogado, uma camada de rodelas de batata,depois os tomates, a cebola e os pimentões. Salpique um pouquinho de sal sobre os legumes. Espalhe as azeitonas pretas sem caroço e regue com bastante azeite. Repita as camadas até encher o refratário e terminar os ingredientes e depois leve ao forno para o cozimento. Quando as batatas e os legumes estiverem cozidos, estará pronto.

Fonte: http://pt.petitchef.com/receitas/bacalhoada-fid-972933

Nenhum comentário: