quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pudim de figo com calda de caramelo

Tempo de cozimento: 95 minutos
Rendimento: 6-8




Ingredientes:
Pudim de figo
20 figos secos e macios cortados ao meio
2 paus de canela de 10 cm
2 xícaras de água (500 ml)
½ xícara de manteiga sem sal batida (125 ml)
2 xícaras de açúcar mascavo (500 ml)
1 colher de chá de extrato de baunilha (5 ml)
2 ovos grandes
1 1/2 xícaras de farinha de trigo (375 ml)
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio (10 ml)


Calda de caramelo
½ xícara de manteiga sem sal (125 ml)
2 xícaras de açúcar mascavo (500 ml)
2 xícaras de creme de leite integral (500 ml)
1 colher de chá de extrato de baunilha (5 ml)
Figos frescos cristalizados
2 xícaras de açúcar (500 ml)
1 xícara de água (250 ml)
6 figos frescos inteiros cortados ao meio

Modo de preparo:
Pudim de figo
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira de 18 x 28 cm com manteiga.  Em uma panela média, junte os figos, os paus de canela e a água e deixe ferver por cerca de 10 minutos em temperatura média ou até que quase todo o líquido tenha evaporado. Jogue fora os paus de canela. Reserve.

Em um processador de alimentos, bata a manteiga com o açúcar mascavo e o extrato de baunilha por 2 minutos até a mistura ficar cremosa. Acrescente os ovos, um de cada vez, raspando as laterais da vasilha após cada acréscimo e continue batendo por aproximadamente 3 minutos até a mistura ficar leve. Adicione a mistura de figos e bata até virar um purê. Acrescente a farinha de trigo e o bicarbonato de sódio. Bata rapidamente, só até formar uma massa uniforme. Reserve.

Disponha a massa na assadeira untada e cozinhe por 50 a 60 minutos ou até o pudim de figos estar consistente e um palito inserido no centro sair limpo.

Calda de caramelo
Em uma panela média, derreta a manteiga, adicione o açúcar mascavo e continue cozinhando por 5 minutos. Acrescente o creme de leite integral, deixe ferver em temperatura média por cerca de 8-10 minutos e mexa de vez em quando até começar a engrossar. Mantenha aquecido.

Figos frescos cristalizados
Em uma panela pequena, ferva a água com o açúcar. Deixe ferver por cerca de 10 minutos até atingir 150ºC em um termômetro de cozinha. Apague o fogo. Disponha os figos com a polpa voltada para baixo em um tabuleiro forrado com papel manteiga. Jogue a calda de açúcar sobre os figos para cobri-los. Deixe esfriar em temperatura ambiente por 10 minutos até a hora de servir.

Com um garfo, faça furos em toda a superfície do pudim de figo quente. Espalhe metade da calda de caramelo quente sobre o pudim. Leve o pudim ao forno de novo e cozinhe por mais 5 minutos até a calda de caramelo estar borbulhando nas extremidades, mas não completamente absorvida.

Sugestão para servir
Sirva o pudim quente com o restante da calda de caramelo, sorvete (este item não está mencionado nos ingredientes) e os figos cristalizados.


Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/

Nenhum comentário: