quarta-feira, 14 de julho de 2010

Japonês


Curto comida japonesa muito antes de virar moda e da cidade ficar infestada de estabelecimentos que vendem rolinhos de arroz recheados com cream cheese e sei la mais o que dizendo que é sushi.
Meu primeiro contato com os sabores do Japão foi aqui mesmo, no velho e bom Sakae’s na década de 70. Acho que os donos ainda são os mesmos só que noutro endereço, o antigo era no centro. Fomas a convite de um amigo e ainda lembro bem de como era o local: azulejos azuis, mesinhas de fórmicas e muitos japoneses lendo gibis japoneses, do fim pro começo, tudo muito estranho! Mas, além disso, lembro também que a comida era diferente, e deliciosa. Desde então continuo fã e adepta da cozinha japonesa, ao ponto de constatar aterrorizada, na volta de uma viagem ao Japão, que havia engordado quase 3 Kg em 15 dias!!! Nesta minha proveitosa estada no Japão, entre outras surpreendentes e impagáveis experiências, como ser empurrada pra dentro do trem que nem sardinha, perder o relógio e achar o relógio no meio de uma multidão de japoneses, se perder no meio da estação de Kyoto (é enorme e tudo é escrito em japonês) e chorar em japangles ( inglês com sotaque ahahah de japonês) para ser ajudada, entrar num hospital achando que era hotel e pedir quarto ( ainda bem que estava lotado), e muitos outros micos, sem dúvida uma das mais incríveis foi a visita ao Mercado de Peixe Tsukiji. É o maior mercado de peixes do planeta. La são comercializados mais de 400 tipos diferentes de frutos do mar!!! Fiquei doida com tanta coisa que eu nem imaginava o que poderia ser. Só que eles não falam inglês pra dizer o nome das criaturas. Tem até guarda de transito pra controlar o movimento dos comerciantes com seus carrinhos. São mais de 6.000 funcionários. Alem disso, tem o famoso leilão do atum que começa as 03h00minh da madrugada quando chegam os barcos. Fica lotado. E o sushi que se come por la é tão maravilhosamente fresco que as vezes parece que o peixe ainda ta vivo.
Ainda bem para nos que não precisamos atravessar o mundo pra degustar esta rica culinária, Porto Alegre tem um ótimo e autentico restaurante japonês. No DAIMU, que significa grande sonho, tudo é originário da terra do sol nascente: donos, sushiman, cozinheira e ingredientes. E tudo de primeira. Recomendo o combinado exótico, extremamente delicado, colorido e saboroso. Um primor!!! Agora que descobri o Daimu, espero que não me cause grandes estragos na balança. Mesmo porque nem to podendo!!

Rua Dinarte Ribeiro 169 Fone 3222-0038 -
WWW.daimu.com.br

Nenhum comentário: