quarta-feira, 28 de julho de 2010

Camboja

Viajar é sempre muito bom, abre a cabeça, ajuda a compreender as diferenças, a enxergar outras verdades, principalmente quando se visita países e culturas completamente diferentes da nossa.
Quando estive no sudeste asiático, o Camboja foi um dos países que mais me surpreendeu e emocionou. O Camboja é um país extremamente pobre, pelos últimos anos esteve envolvido em guerras civis, sofreu constantes bombardeios americanos durante a guerra do Vietnã, foi vítima das inomináveis atrocidades do General Pol Pot e do Khmer Vermelho. Ainda por cima é o país aonde mais se vê pessoas mutiladas, vítimas de minas terrestres. Mas apesar de tudo isto, ou até por causa disto, o povo é extremamente gentil, terno, respeitoso, humilde mesmo. E há lugares no mundo que eu considero que têm de ser visitados pelo menos uma vez na vida. Os Templos de Angkor, perto da cidade de Siem Reap no Camboja, é um deles.
Uma das maravilhas do mundo, Angkor é um complexo de ruínas das antigas cidades do Império Khmer que dominou a região onde ficam atualmente o Camboja, a Tailândia, o Laos e o sul do Vietnã, entre os séculos IX e XV. As ruínas, localizadas no interior da densa floresta, fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. A grandiosidade dos templos e a riqueza dos detalhes das esculturas e entalhes nas rochas e paredes contam lendas dos deuses hindus e da vida de Buda e são simplesmente inacreditáveis. Este fantástico complexo de templos e ruínas permaneceu por muito tempo abandonado e a floresta retomou seu espaço. O resultado é que em alguns destes lugares as arvores se entrelaçaram às ruínas formando combinações mágicas, surrealistas, realmente impressionantes.
Nas minhas andanças e comilanças por este vasto mundo cheio de contrastes sempre pude comprovar a máxima do Brillat-Savarin "Dize-me o que comes que te direi quem és." E a cozinha Khmer tem os encantos e a sedução de uma dançarina Apsara. Usa os mesmos ingredientes básicos da cozinha tailandesa e vietnamita; citronelle (capim limão), alho, gengibre e molho de peixe, porém é mais sutil, menos apimentada, mais suave, exatamente como seu povo. Fiquei encantada!! O prato mais popular é o Amok, hummmmm, deliciosa combinação de peixe, coco, temperos tudo cozido em uma panelinha de folha de bananeira. Lindinho e gostosíssimo!! E eu no meu garimpo por boa comida local sempre intercalo mercados com alguns bons restaurantes cuidadosamente escolhidos, tentando fugir dos locais mais turísticos. Acho que assim posso chegar mais próximo do autentico e naturalmente, curtir mais. Em Siem Reap escolhi o restaurante Meric, chef estrelado, menu degustação de culinária Khmer de 7 pratos, super decoração tipo sudeste asiático, adorei, mas como cultura geral. Na Ásia a comida de rua é deliciosa, fresca e abundante e para quem não for preconceituoso, é a melhor pedida. Eu era grande adepta, encarei até grilo frito, que além de ser considerado uma iguaria, comer regularmente, segundo eles me asseguraram, protege a saúde e garante a longevidade. Sabe que não é ruim? Tem gostinho de amendoim tostado. Se for esse o segredo daquele povo tão gentil para suportar tantas adversidades com tamanha dignidade, tenho uma sugestão: vamos fazer dos grilos fritos nosso prato nacional. Eu Topo!!!!


Macarrão de arroz frito com camarão

Ingredientes
8 colheres (sopa) de óleo de oliva
1 colher (sopa) de cebola picada
1 colher (sopa) de alho picado
100 g macarrão de arroz
1 colher (sopa) de rabanetes em conserva picados
1 colher de tofu duro
1 colher (café) de pimenta-vermelha seca moída
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de caldo de peixe (nam pla)3 ovos
500 g de brotos de feijão
1 maço de cebolinha verde cortado em pedaços


1/2 xícara (chá) de amendoins tostados e moídos
3 camarões (100 g cada um) grelhados
Fatias de limão a gosto

Preparo:
Aqueça 3 colheres do óleo de oliva numa panela grande e larga ou numa wok. Doure a cebola e o alho. Adicione o macarrão e frite-o rapidamente, mexendo energeticamente para que não grude. Retire da panela e reserve.Na mesma panela, aqueça mais 3 colheres do óleo. Coloque os rabanetes, o tofu e a pimenta seca. Refogue por aproximadamente 3 minutos e adicione o macarrão reservado. Acrescente o açúcar, o caldo de peixe e o suco de tamarindo. Misture bem e reserve num prato. Aqueça mais 2 colheres do óleo na panela e abra os ovos. Mexa levemente, até formarem uma película no fundo da panela. Volte a colocar o macarrão e misture. Adicione os brotos de feijão e a cebolinha verde. Mexa e junte os amendoins. Por último, disponha os camarões grelhados e as fatias de limão. Sirva imediatamente.






2 comentários:

Carla disse...

Hi Tita!
Ficou genial tua ultima intervençao no epiceries. Eu to achando è màgico esse jeito da Marta montar o blog. Parece que realmente passado e futuro estáo bem harmonizados naquilo que conhecemos por...PRESENTE! Dà vontade de viajar, comer, olhar e se divertir forever and ever.Tu apresentas bem demais. Eu aqui em Madrid to na flauta. Vida boa merecida. Hoje a tarde vou confirmar o Bosch no Prado. Beijo grande. CArla

Marta Schönfeld disse...

Titinha!
Estás cada vez melhor. Continue assim
Marta