terça-feira, 3 de agosto de 2010

Falso toucinho do céu

Toucinho do céu é uma sobremesa da cozinha tradicional portuguesa. Consiste numa espécie de bolo feito com açucar em ponto, uma grande porção de gemas de ovos, amêndoas e por vezes doce de gila ou abóbora cristalizada. Faz-se em todo o país, com diferenças de região para região, sendo os toucinhos do céu mais afamados em Guimarães, Murça e Trás-os-Montes.
Na foto: Praça da Oliveira, no Centro histórico de Guimarães, com o Padrão do Salado

Guimarães: A cidade está historicamente associada à fundação da nacionalidade e identidade Portuguesa. Guimarães, entre outras povoações, antecede e prepara a fundação de Portugal, sendo conhecida como "O Berço da Nação Portuguesa". Aqui tiveram lugar em 1128 alguns dos principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação. Por esta razão, está inscrito numa das torres da antiga muralha da cidade "Aqui nasceu Portugal", referência histórica e cultural de residentes e visitantes nacionais.


Falso toucinho do céu



INGREDIENTES

12 gemas peneiradas
250g de requeijão cremoso500g de açúcar
250g de farinha de amêndoas
50g de amêndoas laminadas (para polvilhar)

MODO DE PREPARO

Numa batedeira coloque as gemas, o requeijão, o açúcar, a farinha de amêndoas e bata bem até ficar uma mistura uniforme (cerca de 5 minutos). Numa fôrma redonda alta (25cm de diâmetro), forrada com papel manteiga, untada e polvilhada com açúcar, despeje a mistura
(batida acima), polvilhe as amêndoas laminadas e leve ao forno médio preaquecido, em banho-maria a 180°C por cerca de 1h10min. Retire do forno, espere esfriar para desenformar.

Curiosidade: O Toucinho do Céu é feito com açúcar, muita gema, amêndoas que podem ser peladas ou não mas que são sempre picadas e doce de gila (doce de abóbora) e canela.

Reprodução Site Mais Você

Nenhum comentário: