quarta-feira, 21 de julho de 2010

Restaurante Japonês


Curto comida japonesa muito antes de virar moda e da cidade ficar infestada de estabelecimentos que vendem rolinhos de arroz recheados com cream cheese e sei lá mais o que dizendo que é sushi.
Meu primeiro contato com os sabores do Japão foi aqui mesmo, no velho e bom Sakae’s na década de 70. Acho que os donos ainda são os mesmos só que noutro endereço, o antigo era no centro. Fomos a convite de um amigo e ainda lembro bem de como era o local: azulejos azuis, mesinhas de fórmicas e muitos japoneses lendo gibis japoneses, do fim pro começo, tudo muito estranho! Mas, além disso, lembro também que a comida era diferente, e deliciosa. Desde então continuo fã e adepta da cozinha japonesa, ao ponto de constatar aterrorizada, na volta de uma viagem ao Japão, que havia engordado quase 3 Kg em 15 dias!!!
Nesta minha proveitosa estada no Japão, entre outras surpreendentes e impagáveis experiências, como ser empurrada pra dentro do trem que nem sardinha, perder o relógio e achar meia hora depois o mesmo relógio, intacto, no meio de uma multidão de japoneses, se perder no meio da estação de trens de Kyoto (é enorme e tudo é escrito em japonês) e chorar em japangles ( inglês com sotaque ahahah de japonês) para ser ajudada a encontrar a saída, entrar num hospital achando que era hotel e pedir quarto (ainda bem que estava lotado), e muitos outros micos, sem dúvida uma das mais incríveis foi a visita ao Mercado de Peixe Tsukiji. É o maior mercado de peixes do planeta. Lá são comercializados mais de 400 tipos diferentes de frutos do mar!!! Fiquei doida com tanta coisa que eu nem imaginava o que poderia ser. Só que eles não falam inglês pra dizer o nome das criaturas. Tem até guarda de transito pra controlar o movimento dos comerciantes com seus carrinhos. São mais de 6.000 funcionários. Além disso, tem o famoso leilão de atum que começa as 03h00minh da madrugada quando chegam os barcos. Fica lotado e o atum é disputadíssimo. E o sushi que se come por lá é tão maravilhosamente fresco que as vezes parece que o peixe ainda ta vivo.
E não é só de sushi e sashimi que é feita a culinária japonesa. O arroz é o principal ingrediente. Nas refeições tradicionais o arroz vem sempre acompanhado por uma sopa. A mais simples, por exemplo, consiste em sopa, arroz e algum acompanhamento, tipo um legume em conserva. A refeição principal, em sopa, arroz e três acompanhamentos, cada um empregando uma técnica de culinária diferente que pode ser peixe cru (sashimi), um prato frito e um prato fermentado ou cozido no vapor.
Em Kyoto me hospedei em um Ryokan, uma hospedaria típica japonesa, onde os quartos tem nomes de flores, dorme-se em um futon, no tatami, vestida com o yukata. As diárias incluem o desjejum servidos no quarto, por uma japonesa vestida de kimono. Ja pensou? Existem banheiros coletivos (opcionais), em harmonia com a natureza (?), mas preferi o do meu quarto, individual, apesar de ser um pouco pequeno para o meu tamanho, o que no final me economizou tempo, pois tomava banho, escovava os dentes e usava a privada, tudo ao mesmo tempo. Apareceram alguns hematomas, mas nada grave. O café da manhã que a japonesa vestida a carater me levou no quarto, constava de misso shiru (sopa de pasta de soja), arroz, peixe grelhado, picles, algas marinhas, soja fermentada e (ufa!) chá verde. Eu adorei, saí pra rua cheia de energia, leve e livre sem pão fermentando na barriga. Estou seriamente pensando em adotar...
Ainda bem para nos que não precisamos atravessar o mundo pra degustar esta rica culinária, Porto Alegre tem um ótimo e autentico restaurante japonês. No DAIMU, que significa grande sonho, tudo é originário da terra do sol nascente: donos, sushiman, cozinheira e ingredientes. É tudo de primeira. Recomendo o combinado exótico, extremamente delicado, colorido e saboroso. Um primor!!! Agora que descobri o Daimu, espero que não me cause grandes estragos na balança. Mesmo porque nem to podendo!!

Daimu- Rua Dinarte Ribeiro 169 Fone 3222-0038 - http://www.daimu.com.br/





Yakissoba

Ingredientes
-800 gr macarrão de yakissoba
-3 cubos de caldo de carne
-óleo de gergelim torrado
-150 ml de shoyu
-1 1/2 de água
-3 colheres de amido de milho
-1 cenoura grande
-1 pimentão
-1 cebola
- champignon
-brócolis
-couve flor
-salsão
-vagem
-repolho
-frango
-carne
-camarão

Modo de Preparo
Separe todas as verduras e coloque para cozinhar (se for a vapor
melhor) separe.
Em uma panela grande coloque 1 1/2 de água, 3 colheres de oleo de
gergelim torrado, 150 ml de shoyu, 3 cubos de caldo de carne, 3
colheres de amido de milho dissolvidos em uma xícara com água.
Coloque para ferver, mexendo sempre.
Refogue a carne, o frango e o camarão em panelas separadas
(tempero a gosto).
Junte com o molho preparado os legumes, a carne o frango e o
camarão deixe ferver. Separe.
Quando tudo estiver preparado, coloque o macarrão de yakissoba
para cozinhar.
Escorra o macarrão e deixe esfriar.
Pegar uma panela grande ou uma forma e coloque no fogão em fogo
baixo com mais 3 a 5 colheres de óleo de gergelim torrado. Vai
colocando o macarrão para fritar, mexendo sempre, até que você
perceba que todo macarrão se misturou. Desligue o fogo, coloque-o
em uma travessa e por cima despeje o molho.

Um comentário:

Marta Schönfeld disse...

Titinha!
Sempre soube que tu és o máximo, mas não imaginava quanta vida e, alegria tu axpressas nos teus textos. Obrigada amiguinha!
Marta