quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Bulla



Pão meio doce de muito popular na Finlandia e na Suécia, onde se chama Bulla, que quer dizer...bolo!


As medidas de farinha são aproximadas, depende da umidade, tipo de farinha, e da mão do padeiro. Massa de pão deve ser sovada, maltratada mesmo ate descolar das mãos, mas não deve ficar muito dura.


4 xícaras de farinha de trigo, pouco mais do que 500 g.
Uma colher (chá), de sal, não muito cheia. 
Não custa lembrar que colher de chá não é aquela colherzinha de cafezinho...colher da Barbie, não!
3 colheres (sopa) cheias de açucar (de acordo com o gosto, pode se mais ou menos doce...)
1 tablete de fermento biologico fresco, ou
1 colher (sopa) cheia, de fermente biologico seco, que costuma vir numa latinha. 
Importante: NÃO é fermento biologico seco instantâneo! Importante isso, pq atualmente tem mais fermento biologico seco instantaneo a venda.
1 xícara e meia de leite morno.
100 gramas de manteiga amolecida.
2 ovos
1 colher de sopa de sementes de cardamomo trituradas.
Pode ser num processador ou colocar num saco de pano, fazer um trouxinha e martelar. Isso mesmo, de-lhe martelada. Tem que ficar tipo irregular, com algumas sementes inteiras.
1 colher (chá) rasa, de canela em pó. Eu prefiro usar em casca e martelar junto com as sementes de cardamomo.
1 pitada de noz moscada ralada


MODO DE FAZER
Dissolver o fermento numa xícara de leite morno...assim com a temperatura de mamadeira de nenê, e uma colher de açucar. Deixar repousar por uns 15 min.
Numa tigela, colocar a farinha, fazer uma cratera no meio e colocar ai o fermento dissolvido, misturar um pouco e depois acrescentar os ingredientes restantes (EXCETO A MANTEIGA) o resto do açucar, os 2 ovos batidos, o leite, as especiarias e começar a sovar a massa na superficie de trabalho, por uns 15 minutos. Ir acrescentando farinha ate que a massa fique elástica. Vale bater a massa na mesa, na parede. Bom exercício para os braços...Deve ficar firme, mas não seca, até que a massa se desprenda das mãos. 
Colocar de volta na tigela, cobrir com um pano umedecido e deixar levedar, crescer, por uma meia hora.
Depois disso, sovar novamente com a manteiga em temperatura ambiente até incorpora-la bem a massa. Vale colocar mais farinha. Novamente pôr na tigela, cobrir com o pano e deixar crescer por uma hora, sempre até a massa dobrar de volume. Essa regra é geral para pães.
Após esse tempo, dar um soco na massa, dividir em duas partes e dar forma aos pães. Em geral, fazer uma trança. Pincelar com outro ovo batido com um pouco de leite. Deixar levedar numa assadeira BEM untada com mais manteiga, por mais uma meia hora. Forno pré aquecido a 180 graus. Assar por uns 40 minutos até dourarem.


Fazer um bom café, mas bom mesmo.


Receita de Renato Heuser

Nenhum comentário: