quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ceias de Natal pelo mundo


A ceia natalina requer cardápio e ornamentação especial. É hora de planejar os prazerosos pratos como chester, peru, bacalhau e as deliciosas sobremesas. Algumas famílias têm suas receitas "secretas", enquanto outras seguem o ritual de servir apenas os pratos tradicionais. O Natal significa comida abundante na maior parte do mundo cristão. Cada país tem suas peculiaridades, mas o peru é, sem dúvida, a grande atração culinária na maioria das nações.


No Brasil, a ceia de Natal tem influência tipicamente europeia. Assim como na maior parte do mundo, as ceias brasileiras se constituem de refeições opulentas, tendo o peru como vedete. Também são servidos presunto, chester, pernil de porco, nozes, tâmaras, bolinho de bacalhau (de origem portuguesa) e o panettone (de origem italiana).




Os russos evitam a carne e os jamaicanos usam e abusam das ervilhas em suas receitas natalinas. Nos Estados Unidos, o peru e o presunto são os itens principais. Na República Tcheca e Eslováquia, o cardápio é à base de sopa de peixe, carpa assada e salada de batata. Na Alemanha, os pratos prediletos são o joelho de porco, batata cozida com salsicha, sopa de vegetais, pato e ganso.


Na França, a ceia inclui lagosta, ostra, escargot e foie gras, embora o peru também seja popular. Para acompanhar, vinho, champagne ou outro espumante. O bacalhau cozido com batata, regado a azeite, não pode faltar na mesa natalina dos portugueses. Como sobremesa, doces de ovos acompanhados da tradicional rabanada.


Na Inglaterra, toda a festa é feita no dia 25. As comidas são servidas desde o famoso "breakfast". O almoço de Natal é o mais importante já que no dia 24 não há nenhuma comemoração. Peru assado e recheado com nozes e passas é o prato principal. Também vai para mesa o tradicional "roast-beef" com Yorkshire Pudding. Na sobremesa, é saboreado o Christmas Pudding, bolo com açúcar mascavo, nozes, passas, cerejas glaçadas, levado à mesa flambado com conhaque. São também típicos dessa época os biscoitos de gengibre em forma de bonecos e as tortinhas de passas.




Na Itália, a ceia é um banquete: peru assado recheado de castanhas, lentilhas, peixe, carnes variadas e o panettone. Os italianos apreciam o Panforte (pão de gengibre) na sobremesa. Com a globalização, os japoneses têm hoje um Natal igual ao da cultura ocidental: com peru, árvore de Natal, troca de presentes etc. A principal refeição de Natal na Finlândia é o pernil de porco com purês guisados de batata e cenoura. Na Polônia, uma autêntica ceia é composta por oplatek (panqueca de arroz) e pelo Cwibak (bolo de frutas).

Nenhum comentário: