quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Panforte






Panforte (recebeu o nome de "pão forte" devido ao sabor spicy e a consistência firme) é um doce típico italiano da região de Toscana. Feito com amêndoas, frutas secas e especiarias (inclusive a pimenta). É comparado com o bolo de frutas, mas acho sua textura próxima do torrone (com adição de frutas!).


Ingredientes
90g de chocolate amargo (boa qualidade) picado
125g de avelãs
125g de amêndoas
1cup de frutas cristalizadas
1tsp de canela em pó
1/2tsp de especiarias (pimenta branca, noz moscada e pimenta da Jamaica)
60g de farinha de trigo
1tbsp de cacau em pó
120g de açúcar refinado
230g de mel não cristalizado
folhas de hóstia (eu não tinha em casa)
Misture a farinha, especiarias, cacau, avelã, amêndoa (eu piquei as nozes pecan grosseiramente, mas pode-se acrescentar inteiras) e frutas picadas grosseiramente.
Misture o açúcar no mel e leve ao fogo, sem mexer, até 117ºC. Retire imediatamente do fogo, adicione o chocolate e verta sobre os ingredientes secos. Misture com vigor - a massa fica bem pesada.
Caso esteja utilizando as hóstias, forre uma forma retangular ou redonda com papel manteiga, coloque a hóstia no fundo e verta a massa (até 3cm de altura). Alise a superfície com uma colher ou espátula.
Asse à 160ºC por 20 minutos. Amorne e desenforme (retire o papel manteiga). Coloque uma outra folha de hóstia por cima. Pode-se polvilhar açúcar de confeiteiro.
Sirva fatias finas com chá, café ou vin santo.
O panforte fica mais saboroso depois de uns dias (cerca de
4-5 dias).



Fonte: http://www.gourmandisebrasil.com/2008/01/panforte.html

Nenhum comentário: