sexta-feira, 4 de maio de 2012

Receitas Outono – Lombo com Especiarias


Que tal trazer um toque do outono para sua mesa? Especiarias como canela, cravo, gengibre e noz-moscada são a cara da estação. De bolos e pães a saborosos pratos salgados, incremente sua culinária do dia a dia com as receitas e especiarias que escolhemos para esta semana.
Lombo com Especiarias
Ingredientes
1 colher de chá de cravos inteiros
3 folhas de louro
1/2 colher de chá de pimenta preta inteira
1 colher de chá de sálvia seca
2 colheres de chá de açúcar
1/4 de colher de chá de sal
1/2 kg de lombo
1 colher de sopa de azeite extra virgem
Preparo
Pré aqueça o forno a 200 C. Usando um moedor ou mortar moe o cravo, pimenta e louro. Adicione a sálvia, açúcar e sal. Misture bem. Espalhe bem a mistura por todo o lombo. Aqueça em fogo médio alto o azeite em uma frigideira grande. Coloque o lombo na frigideira e sele todos os lados, em torno de cinco minutos. Transfira para o forno e asse até que a temperatura interna do lombo tenha alcançado 60 C, em torno de 20 minutos. Transfira o lombo para uma tábua e deixe descansar por 10 minutos antes de servir.


De sabor intenso e cheiro pronunciado, a especiaria cravo-da-índia (Syzygium aromaticum L.) é produzida por uma árvore de grande porte, que pode atingir até 15 metros de altura e durar mais de cem anos. Seu cultivo está concentrado no sul da Bahia. Tem uso culinário, medicinal e de perfumaria. É digestivo, antiinflamatório, cicatrizante e analgésico, além de contar com óleos essenciais que ajudam na melhora do hálito. Realça o sabor de pratos doces e alimentos assados. Dá um aroma especial e apimentado a pratos de carne e peixe e a todos os alimentos defumados. Vai bem com chocolate e misturado a outros condimentos fortes, tais como gengibre, pimenta e cardamomo. Para saber se é de boa qualidade, basta colocá-los em uma panela com água. Se flutuarem com a cabeça para cima e o caule virado para baixo, são bons. Os que ficarem na horizontal, devem ser descartados. Quando cozinhar com cravinho, experimente espetá-los numa cebola. Assim fica mais fácil retirá-los. O cravo moído deve ser usado com moderação para que não reine absoluto em sua receita.


Fonte: http://armazemdasespeciarias.com.br/

Nenhum comentário: