segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Tagliatelle artesanal com berinjela defumada e tomate fresco

Conferindo um toque defumado a qualquer sabor, a berinjela feita na receita de tagliatelle com berinjela defumada e tomate fresco pode ser usada como guarnição ou em saladas de sua preferência. O prato faz parte do livro 'A cozinha dos homens', de Elsa Manelphe e Mariana Fusaro, da V&R Editoras. Tome nota:

Para o tagliatelle caseiro:
Ingredientes:
200g de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres (sopa) de azeite
¼ de colher (chá) de sal

Modo de preparo:
Forme uma coroa com a farinha sobre a mesa e, na cavidade central, despeje os ovos, o óleo e o sal. Quebre os ovos com um garfo, incorpore a farinha de trigo e amasse até conseguir uma textura suave e uniforme. Forme uma bola com a massa. Deixe repousar por 15 minutos coberta com um pano. Divida a massa em duas partes.

Espalhe farinha sobre a mesa e sobre o rolo de macarrão (ou garrafa) e estique cada bola em forma de retângulo de não mais do que 1mm de espessura. Polvilhe a massa esticada com farinha e corte-a transversalmente com uma faca, criando os tagliatelli. Cozinhe-os em água fervente com sal. Assim que a água voltar a ferver, subirão à superfície e estarão no ponto de escorrer. Umedeça com azeite, retire e misture com o molho.




Tagliatelle com molho de nozes torradas e manjericão

Para o molho rústico à moda de Reggio Calabria:
Ingredientes:
1 berinjela
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho
2 tomates
250ml de água
Sal e pimenta (a gosto)

Modo de preparo:
Espete a berinjela em um garfo. Coloque-a sobre o fogo, virando à medida que a pele for ficando enrugada, sinal de que está cozida por dentro. Deixe-a amornar sobre um prato para acabar de descascá-la, com uma faca ou à mão, e corte-a em cubos. Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente e refogue o alho picado, os tomates com a pele cortados em cubinhos e a berinjela, de 3 a 4 minutos. A ideia é que os tomates não se desfaçam totalmente. Incorpore a água, mantenha no fogo por mais 2 minutos e tempere.

Nenhum comentário: