sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Baklava de nozes


Um tipo de pastel de massa folhada com amêndoas e calda: esse é o doce turco baklava. A receita da chef Carla Elage, do Buffet Brilat Gourmet, tem água de laranjeira e nozes no lugar das amêndoas. 

Foto: Divulgação


Ingredientes:
225g de manteiga derretida
450g de nozes picadas (ou amêndoas)
450g de pistache
1 colher (chá) de canela em pó
450g de massa filo
1 xícara (ou 240ml) de água
1 xícara (ou 200g) de açucar
1/2 xícara (ou 120ml) de mel
1 colher (chá) de água de laranjeira

Mode de preparo:
Misture as nozes com o pistache e a canela, e reserve. Derreta a manteiga e reserve. Agora, preaqueça o forno a 180º C. Unte o fundo e as laterias de uma forma refratária de 23 x 33cm com a manteiga derretida. Abra a massa filo e corte-a do tamanho exato da sua forma. Cubra a massa com um pano úmido para que ela não seque enquanto você a estiver ultilizando. Forre a forma com duas folhas de filo e pincele a massa de cima com manteiga. Faça o mesmo processo até que tenha montado 6 camadas com as folhas de massa filo. 

Por cima da última camada, polvilhe de 2 a 3 colheres de sopa de nozes com a canela. Cubra as nozes com 2 folhas de filo. Pincele a folha de cima com manteiga, polvilhe-a com nozes. Repita esse processo até acabar os ingredientes. Usando uma faca afiada ou uma espátula de corte, corte a massa no formato de losângulos ou no formato de quadradinhos. A massa deve ser cuidadosamente cortada até a última camada, no fundo da forma. Asse-a por aproximadamente 50 minutos ou até que a baklava esteja crocante e corada.

Como fazer a calda da baklava:
Mode de preparo:
Enquanto a baklava está assando, prepare a calda da seguinte forma: ferva a água com o açúcar. Quando o açúcar estiver dissolvido, acrescente o mel. Abaixe o fogo e deixe a calda cozinhar até começar a engrossar, mas antes do ponto de fio. Em seguida, retire do fogo, coloque a água de laranjeiras e deixe esfriar.

Montagem da baklava:
Retire a baklava do forno e imediatamente regue-a com a calda. Deixe esfriar e sirva. Guarde a baklava sem tampa, para não ficar mole.


Fonte: GNT Receitas

Nenhum comentário: