sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Receita de Arroz de Polvo

Ingredientes

    01 polvo grande (+- 1 kg)
    01 cebola grande (para a primeira parte)
    Azeite a gosto
    01 cebola média (para a segunda parte)
    01 dente de alho
    Coentro a gosto
    02 folhas de manjericão
    01 tomate
    01 pimentão
    02 pimentas-de-cheiro (nariz de bruxa)
    03 colheres (sopa) de extrato de tomates
    Molho shoyu a gosto
    250 ml leite de coco
    02 cubos de caldo de camarão (ou de peixe)



Os polvos são moluscos marinhos que possuem oito braços com fortes ventosas dispostos à volta da boca. Como meios de defesa, além dos “braços”, o polvo possui a capacidade de largar tinta para se camuflar. Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e invertebrados.

Este espécime ficou muito famoso também em todo o mundo durante a Copa do Mundo de 2010. Paul, o polvo, (Inglaterra, 2008 – Oberhausen, 26 de outubro de 2010), residia no Aquário Marinho (Sea Life Centre) de Oberhausen, na Alemanha. Ficou muito conhecido por “prever” corretamente os resultados da Seleção Alemã no Mundial na África do Sul. É, o Polvo Paul morreu, mas nem por isso deixemos de fazer uma receitinha, né? Quem sabe dá sorte!

Modo de praparo da Receita: Arroz de Polvo

Primeira parte:

Lave bem o polvo com limão ou vinagre. Lemvre-se que o polvo solta “tinta”. Cozinhe-o numa panela de pressão com dois litros de água e uma cebola grande cortada ao meio por 40 minutos em média. Para saber se está no ponto certo, espete o polvo e veja se está macio. Espere esfriar, corte em pedacinhos começando pelos tentáculos e reserve.

Segunda parte:

Refogue todo o tempero em uma panela com azeite e um pouco de água. Adicione o polvo aos temperos já refogados, e deixe cozinhar por aproximadamente oito minutos, para engrossar o caldo. Coloque 4 copos de arroz, já cozido (faça o arroz em papa, não deixe que fique soltinho), em uma bacia, acrescente aos poucos o refogado de polvo, e misture bem devagar. Coloque em uma panela e leve novamente ao fogo médio, por aproximadamente dois minutos, para pegar o gosto e dar liga.


Fonte: http://www.receitasdemais.com.br/

Nenhum comentário: