sábado, 30 de março de 2013

Salada de arroz integral com cogumelos, laranja e nozes


Ingredientes:
150g de arroz integral 
60g de cebola com um cravo espetado 
6g de alho (cortado ao meio e sem semente)
3 unidades (galhos) de tomilho fresco 
Meia  folha de louro
450 ml de água
70 ml de azeite de oliva
500g de shitake
Sal e pimenta branca moída na hora

Vinagrete de laranja 
10ml de vinagre de maçã
1g de raspas de laranja
40 ml de suco de laranja
100 ml de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta branca moída na hora    
60g de passas brancas
80g de nozes chilena
20g de brotos de agrião 

Modo de preparo
Arroz integral: lave o arroz, escorra, coloque numa panela com a cebola espetada com o cravo, o alho, o tomilho e o louro. Cubra com a água e tempere com sal. Cozinhe por aproximadamente 45 minutos, até que os grãos fiquem macios, mas ainda resistentes ao dente. Escorra, deixe esfriar e mantenha num recipiente fechado na geladeira. 

Nozes: espalhe as nozes numa assadeira e leve ao forno a 180°C por 8 minutos. Retire as nozes do forno e, após 2 minutos, coloque num saco plástico. Feche o saco e friccione bem com as mãos o saco com as nozes para que as peles comecem a soltar. Após 12 minutos, retire as nozes do saco e retire as peles. As peles são resistentes e devem ser retiradas com o auxílio de uma faca de legumes. Quando esfriar corte em pedaços médios e guarde num recipiente fechado.

Shitake: corte o shitake em cubos grandes. Aqueça uma frigideira com o azeite de oliva, acrescente o shitake em cubos e tempere com sal e pimenta do reino branca. Salteie o shitake por alguns minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e guarde num recipiente fechado na geladeira.

Passas: coloque as passas secas em uma tigela e cubra com água quente. Deixe as passas absorverem o líquido até ficarem inchadas e reidratas. Antes de servir, coloque as passas hidratadas sobre um coador para escorrer qualquer excesso de líquido.

Vinagrete: em uma tigela pequena misture, com um batedor fouet, o vinagre com o suco e as raspas de uma laranja. Tempere com sal e pimenta. Adicione o azeite de oliva pouco a pouco batendo sem parar, até obter uma mistura homogênea.

Em uma tigela média coloque a o arroz integral cozido, os cogumelos salteados e as passas inchadas. Adicione, pouco a pouco, o vinagrete de laranja envolvendo bem o arroz e os cogumelos até ficar levemente umedecido. Antes de servir, acrescente as nozes. Para dar mais frescor, adicione as raspas de laranja e um pouco de azeite de oliva extra virgem minutos antes de servir. Coloque a salada em um prato fundo e finalize com um pouco de broto de agrião no topo da salada.

Fonte: http://gnt.globo.com

Nenhum comentário: