sábado, 10 de dezembro de 2011

Biscoitos de gengibre

Este é o biscoito que tem tudo a ver com os natais de contos de fadas e como estamos entrando no clima natalino decidi compartilhar a receita com vocês.

Ingredientes:

2 xícaras de chá de farinha de trigo
100g de manteiga
2 colheres de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de bicabornato de sódio
1 ovo batido
4 colheres de mel
1 xícara de chá de açucar mascavo
manteiga e farinha de trigo para untar

Modo de fazer:

Peneire a farinha, a gengibre e o bicabornato e coloque numa tigela. Numa panela faça uma calda com a manteiga, o açucar e o mel. Misture a calda, com os ingredientes da tigela e o ovo batido até ficar uma massa homogênia. Coloque a massa num plástico e leve a geladeira por 12 horas - a massa fica bem mole logo que você a faz, mas depois desse período na geladeira ela adquire a consistência ideal. Numa mesa devidamente limpa coloque um pouco de farinha de trigo e com a ajuda de um rolo de macarrão abra a massa até que ela fique com aproximadamente 0,5 cm de espessura e então corte com a ajuda de um cortador para biscoitos no formato que você quiser e coloque numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno. Para decorar utilize glacê.

Receita de glacê:

Junte uma clara de ovo e o quanto baste de açucar de confeiteiro e bata na batedeira até adquirir a textura ideal, se quiser utilize corante alimentício para adquirir cores diferentes.

Dicas:

1) Caso você não encontre gengibre em pó poderá secar gengibre no forno e triturá-la no liquidificador. Para isso lave bem a raíz de gengibre, descasque cuidadosamente e corte em fatias bem finas. Seque-as com um guardanapo de papel e leve ao forno e deixe até que elas fiquem quebradiças, tomando cuidado para não queimar.

2) Se você não tiver cortadores para biscoito use a boca de um copo para fazer biscoitos redondos.

3) Não coloque os biscoitos muito próximos na assadeira porque eles costumam aumentar de tamanho.

4) Tenha cuidado para que eles não queimem, os biscoitos não ficam duros quando assados e isso pode fazer você acreditar que não estão devidamente assados.

Imagem: origem incerta.
Fonte:http://doce-madreperola.blogspot.com/2010/11/biscoito-de-gengibre-gingerbread.html

Nenhum comentário: