terça-feira, 18 de setembro de 2012

Espetinho de bacalhau e camarão com molho de abacaxi



A tradição é portuguesa, mas no Brasil o bacalhau ganhou muitos sotaques, inclusive o brasileiro. Veja essa receita da chef Natacha Fink, que fez um livro com receitas de bacalhau.

Ingredientes:
600g de bacalhau desfiado e dessalgado
12 camarões grandes
Suco de 1 limão 
Sal e pimenta a gosto
200g de castanha de caju triturada
1 ovo batido
200g de farinha de trigo
400g de abacaxi picado
250ml de leite de coco
50g de hortelã picado
10g de pimenta dedo-de-moça muito picada
60g de manteiga sem sal para o molho
Óleo para fritar
30g de coentro picado

Modo de preparo:
Corte o bacalhau em pedaços de, aproximadamente, 50 gramas para obter 12 pedaços. Tempere o bacalhau com limão, sal e pimenta. Tempere também, com sal e pimenta, os camarões já descascados, sem cabeça, porém com cauda.

Passe os cubos de bacalhau na farinha de trigo, depois no ovo batido e, finalmente, na castanha triturada. Espete o bacalhau em palitos de bambu, intercalando cada dois cubos de bacalhau com dois camarões. Reserve na geladeira enquanto faz o molho.

Leve ao fogo a manteiga do molho e, quando esta derreter, adicione o abacaxi. Junte a pimenta dedo-de-moça e a hortelã. Deixe que o abacaxi desmanche e empregue o leite de coco e o coentro. Apague o fogo e reserve para acompanhar os espetinhos crocantes.

Para finalizar os espetinhos, aqueça o óleo da fritura em uma frigideira de fundo plano e amplo. Doure os espetinhos dos dois lados e, depois, seque-os em papel absorvente. Monte o prato, cruzando dois espetos e colocando, ao lado, uma porção de molho. Risque o prato com um chutney de sua preferência.
Este conteúdo faz parte de Pão de Açúcar

Fonte: http://gnt.globo.com/receitas

Um comentário:

Lara disse...

Adorei essa receita, ficou uma delicia! Encontrei também esta versão:http://www.tudoreceitas.com/receita-de-espetinho-de-bacalhau-4206.html, que gostei bastante.