segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Receita de Peru de Natal







 


Ingredientes

    01 peru grande (acima de 5kg) limpo (aqueles com termômetro)
    01 xícara (chá) de vinho branco
    05 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
    08 colheres (sopa) de azeite
    200g de bacon cortado em cubinhos
    250g de azeitonas picadas
    02 xícaras de queijo parmesão ralado
    2½ cebolas grandes picadas
    1½ xícara (chá) de ameixas pretas picadas
    05 xícaras (chá) de farinha de mandioca
    Sal a gosto
    01 maço grande de cheiro verde picadinho
    01 pimenta dedo-de-moça picada

Se você procura por uma receita de peru de natal esta é ideal. Simples de preparar e absurdamente saborosa. Não tem como errar! Aproveite esta receita de peru e faça sucesso no natal com a sua família.

Modo de preparo da receita: Peru de Natal Fácil

Não retire o peru da embalagem, deixe-o num vasilhame para que descongele. Ainda sem remover a embalagem, leve-o nosso peru de natal para o refrigerador e deixe na prateleira mais baixa durante cerca de 72 horas. Pegue aquele saquinho que vem com os miúdos, tire-os da embalagem e cozinhe com um temperinho básico de azeite, alho e sal a gosto. Desfie o pescoço do peru e corte os outros miúdos. Reserve.

Acomode o peru em uma assadeira grande, e amarre as asas e as coxas com barbante (ou fio dental) e ajuda de palitos de madeira (podem ser aqueles de dente mesmo) em seguida cubra tudo com papel alumínio. Pré-aqueça o forno e asse a cerca de 200ºC (fogo médio).

Retire o papel alumínio, besunte o peru de natal a cada 20 ou 30 minutos com a manteiga ou margarina e cozinhe até o termômetro pular (leva pouco mais de 2 horas). Nunca deixe a assadeira (ou refratário) ficar seco, se achar necessário acrescente uma xícara de água aos poucos.

Frite o bacon no azeite. Junte a cebola e refogue. Acrescente as azeitonas, o queijo parmesão, ameixas, pimenta, a farinha de mandioca, cheiro-verde e sal a gosto. Nesta hora você deve acrescentar também os miúdos que havia reservado. Misture.

Depois de retirar o peru do forno, posicione-o numa bandeja (ou onde for servi-lo) e remova o barbante e os palitos.

Para o molho da nossa receita de peru de natal:

Leve a assadeira ao fogão, acrescente lentamente o champanhe e mexa bem raspando o fundo sempre para pegar o gostinho. Deixe ferver por alguns minutos (10 basta), passe num coador e sirva num recipiente para acompanhar o peru de natal.

Nenhum comentário: