domingo, 24 de fevereiro de 2013

Salada Edifício




Tempo de Preparo: 1 hora
Porções: Servem 4 pessoas
Tipo: Entrada

Ingredientes
1 xícara de arroz preto (pode ser substituído pelo arroz integral)
1 xícara de abacate amassado e temperado (receita ao final)
1 xícara de manga verde ralada
3 claras de ovos cozidas
3 gemas de ovos cozidas
1 xícara de beterraba crua ralada
1 xícara de milho
1 pepino fatiado
1 cenoura ralada

Modo de preparo
O primeiro passo é deixar todos os ingredientes preparados. Cozinhe o arroz e tempere com cebolinha verde, rale a manga, a beterraba, a cenoura e fatie o pepino.
Para dar aquele efeito diferente no ovo, que você viu na foto, é só passar na peneira. Com o dedo, aperte as claras cozidas numa peneira com buracos mais largos e faça o mesmo com as gemas. Pronto. Agora é só começar a montar. Unte com azeite a forma da salada. Você pode usar um papelão grosso enrolado ou até mesmo um cano de construção (desde que devidamente limpos). A Neka usa duas laterais destacáveis de forma de torta unidas por fita crepe. Coloque-a no centro de um prato liso e largo e vá montando a salada de baixo para cima. Na base, coloque o arroz, para dar firmeza ao seu edifício. A seguir, vá acrescentando os outros ingredientes e pressionando-os levemente um sobre o outro. Retire a forma puxando para cima, mas somente na hora de servir a salada.
Para finalizar, Neka sugere salpicar broto de lentilha, alimento cheio de vitaminas. Faça em casa: deixe ½ xícara de lentilha de molho de um dia para o outro (utilize 1 xícara e ½ de água). No dia seguinte, pela manhã, lave a lentilha na água corrente e coloque-a numa travessa e deixe fora da geladeira. À noite, lave-a novamente na água corrente. Faça esse processo até ela brotar! Segundo Neka, leva de dois a três dias.


Acompanhamento
Sirva com purê de mandioquinha

Abacate da Neka
Amasse o abacate e tempere-o com cebola, coentro ou salsinha, limão espremido, pimenta fresca, uma colher (sopa) de azeite e uma pitada de sal. Mexa tudo e deixe na geladeira até a hora de montar a salada.

Nenhum comentário: