quinta-feira, 18 de abril de 2013

Empanada de carne da chef Rachel Khoo


Tempo de preparo: 1-2 horas
Tempo de cozimento: 30 minutos a 1 hora
Rendimento: 4 porções como prato principal

Ingredientes:
4 bifes de carne de cervo (ou de boi), cada qual com 175g e 2cm de espessura
Sal e pimenta-do-reino
3 cebolas roxas grandes cortadas em lâminas
30g ou 2 colheradas de manteiga
1 pitada de açúcar
1 boa pitada de sal
2 colheres (sopa) de Armagnac
500g de massa folhada ou de croissant cortada em quatro
3 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
1 ovo misturado com 2 colheres de sopa de água para pincelar

Modo de preparo:
Leve ao fogo máximo uma frigideira antiaderente. Tempere a carne de todos os lados com sal e pimenta. Quando a frigideira estiver fumegando, doure os bifes por 30 segundos de cada lado. Retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, em fogo médio, refogue a cebola com a manteiga, o açúcar e o sal por 20 minutos, até estar macia e caramelizada. Acrescente o armagnac e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando, até as cebolas ficarem mais secas. Deixe esfriar por 10 minutos antes de passar no processador até obter uma pasta lisa. Leve à geladeira por cerca de uma hora até gelar, ou leve ao freezer para gelar mais depressa.

Bolinho de milho com salsa de tomate: assista ao vídeo

Preaqueça o forno a 200ºC e forre uma assadeira com papel-manteiga. Entre duas folhas de papel-manteiga, abra um quarto da massa formando um retângulo de 1/2cm de espessura. Corte no sentido da largura para formar dois quadrados um pouquinho maiores que os bifes. Repita a operação com o restante da massa até obter oito quadrados. Pincele um pouco de mostarda nos dois lados do bife e coloque-o no meio do quadrado de massa. Cubra o bife com uma colherada cheia da mistura de cebola, pincele as bordas da massa com a mistura de ovo e cubra com outro quadrado de massa.

Aperte as bordas para selar e, em seguida, apare o excesso de massa para deixar uma borda de 1cm e aperte com um garfo. Repita a operação com os outros quadrados de massa e os três bifes remanescentes. Corte um pequeno xis em cima de cada pastel e pincele a massa com a mistura de ovo. Coloque os pastéis na assadeira preparada e leve ao forno por 12 a 15 minutos para ter a carne ao ponto. Retire do forno, cubra com papel-alumínio e deixe descansar 5 minutos antes de servir.

Crédito da receita:
Tradução de Adalgisa Campos da Silva; parte integrante do livro "A pequena cozinha em Paris", Editora Intrínseca – lançamento no segundo semestre de 2013.


Fonte: GNT

Nenhum comentário: