quarta-feira, 10 de abril de 2013

Halibute assado com vinagrete de tomate defumado


No "Receitas de Chuck", o chef ensina a preparar um halibute assado com vinagrete de tomate defumado. Anote a receita:

Ingredientes
Vinagrete de tomate defumado
4 tomates vermelhos maduros (qualquer variedade)
1 ramo grande de estragão (somente as folhas)
2 chalotas descascadas e cortadas em anéis
½ xícara de azeite
Uma pitada de sal grosso
Uma pitada de pimenta-do-reino moída
2 porções de lascas de madeira do tipo hickory
½ xícara de água

Halibute assado
2 filés de halibute de 115 g
1 colher de sopa de óleo de canola
Uma pitada de sal grosso
Uma pitada de pimenta-do-reino moída
Uma porção de mini-hortaliças
1 chalota cortada em tiras bem finas
Modo de preparo

Vinagrete de tomate defumado
Prepare o seu wok (panela chinesa) para usar como defumador: forre o fundo do wok com duas camadas de papel de alumínio. Adicione uma boa porção de lascas de madeira ao wok e deixe em temperatura alta. Acrescente ½ xícara de água.

Lave os tomates, corte em quatro partes e tire as sementes. Disponha sobre uma treliça de bambu. Acrescente o estragão e as chalotas. Coloque no wok. Cubra com uma tampa e deixe defumar por 20 minutos. Coloque os tomates em um jarro grande e misture com uma colher de pau. Acrescente uma pitada de azeite conforme for mexendo para obter uma boa consistência – cerca de ½ xícara. Tempere com uma pitada de sal grosso e pimenta-do-reino moída.

Halibute assado
Espalhe generosamente o sal grosso e a pimenta-do-reino fresca moída sobre os filés de halibute. Em uma frigideira em temperatura média-alta, adicione óleo o bastante para recobrir o fundo.

Acrescente os filés de halibute com a pele para baixo. Uma vez que o primeiro lado esteja bem dourado (3 – 4 minutos), vire ao contrário e deixe por mais 3 minutos. Em seguida, leve ao forno a 200°C por cerca de 5 minutos para terminar de cozinhar. O halibute deve estar firme ao toque e bem branco quando cozido. Por ser um peixe sem gordura, ficará ressecado se cozido demais.

Sirva uma concha do vinagrete de tomate defumado em um prato fundo, coloque um pedaço do halibute e adicione algumas mini-hortaliças por cima. Você pode usar rúcula misturada com as tiras de chalota ou vários tipos de brotos.

Fonte: GNT

Nenhum comentário: