segunda-feira, 20 de maio de 2013
Bacalhau de forno com batatas e azeitonas
O chef Pedro Benoliel, do Buffet Monique Benoliel, ensina a fazer o tradicional bacalhau de forno natalino, servido com batatas coradas, azeitonas pretas, cebola roxa e um toque especial de banana caramelizada. Assista ao vídeo e prepare na sua ceia:
Ingredientes:
2kg de lombo de bacalhau dessalgado
1 molho de couve manteiga
900ml de óleo de soja
500g de batata calabresa
100g de azeitona preta
200ml de azeite extravirgem
4 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 unidades de banana-da-terra
8 unidades de cebola roxa (tamanho pequeno)
1 ciboulette
Sal (a gosto)
Pimenta (a gosto)
Modo de preparo:
Coloque o lombo de bacalhau em água fervente e retire quando estiver macio. Utilizando a água do bacalhau, adicione a batata calabresa e deixe cozinhar até ficar macia. Escorra e reserve. Em uma panela, adicione o óleo e frite as folhas de couve, previamente limpas. É necessário que as folhas de couve fiquem completamente em imersão no óleo, para que fiquem crocantes. Reserve em um refratário com papel-toalha para que possam absorver o óleo e, assim, a couve fique sequinha.
Em uma frigideira antiaderente, coloque manteiga e o açúcar mascavo, fazendo com que os dois ingredientes se mesclem e fiquem ao ponto de caramelização. Corte as bananas em rodelas e coloque na frigideira até que adquiram uma camada brilhosa e crocante em volta. É essencial tomar o cuidado de não cortar a banana muito fina, pois assim elas irão cozinhar e se desfazer na frigideira. Após todo esse processo, reserve.
Descasque as cebolas e corte ao meio para que possam cozinhar junto com os demais alimentos sem perder a textura. Lave bem as azeitonas para retirar o sal em excesso. Em um refratário, coloque o bacalhau, a batata, a cebola, a banana e as azeitonas e adicione o azeite. Leve ao forno, por 15 minutos, a 200º, até que fiquem dourados. Finalize com as folhas de couve fritas e com a ciboulette picada. Se preferir, adicione pimenta: "No caso, indicamos a pimenta calabresa, sempre com parcimônia", finaliza o chef.
Fonte: Receitas GNT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário