sábado, 18 de maio de 2013

Risoto de camarão e mascarpone com alho-poró crocante

Foto: Divulgação / Tomas Rangel



receita serve duas pessoas
O chef Maurício Barbosa, da Brasserie Hollandaise, mistura mascarpone e alho-poró crocante com o risoto de camarões. O resultado é uma delícia. Como sugestão de vinho rosé para harmonizar com o risoto, o chef indica o espanhol Gran Feudo Rosado Garnacha. Anote a receita e prepare na sua casa:

Ingredientes:
250g de arroz arbório
50g de cebola picada
200g de camarões frescos limpos sem cabeça
80ml de vinho branco seco ou prosseco
120g de alho-poró
30g de farinha de trigo
80g de mascarpone
60g de grana padano
70ml de azeite
30g de manteiga gelada
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
500ml de caldo de legumes ou de peixe

Modo de preparo:
Corte o alho-poró em tiras bem finas e passe na farinha de trigo. Aqueça o óleo a 150ºC, adicione o alho-poró e frite cuidadosamente para que não escureça e reserve. Aqueça o caldo de legumes ou de peixe e deixe reservado. Em outra panela adicione a cebola e 20ml de azeite. Refogue até ficar ligeiramente transparente e adicione o arroz arbório. Refogue o arroz por alguns segundos em fogo médio/alto, tomando cuidado para que o arroz não escureça. Agora adicione o vinho até que o mesmo evapore totalmente. 

Receita de risoto de limão siciliano com mascarpone

Adicione o caldo até cobrir ligeiramente o arroz, um pouco de sal e de pimenta. No início mexa constantemente com uma colher para que o amido do arroz seja liberado com mais facilidade. Observe após os 10 a 12 minutos de cozimento o ponto do grão do arroz arbório. Em uma frigideira,  saltear os camarões rapidamente com um fio de azeite, sal e pimenta. Adicionar ao arroz.

Finalização do prato:
Quando o arroz estiver a 1 minuto antes do ponto de cozimento desejado, desligue o fogo e adicione o mascarpone, o grana padano, 60ml de azeite, a manteiga gelada e misture até homogeneizar por completo. Se desejar o ponto do risoto mais cremoso será preciso adicionar um pouco mais do caldo. Coloque em 2 pratos fundos e acrescente o alho-poró crocante no centro do risoto. Está pronto para servir.

Sugestão de vinho rosé:
Gran Feudo Rosado Garnacha (Espanha)
Fonte: receitas  GNT

Nenhum comentário: